terça-feira, 5 de junho de 2012

LEVANTAMENTO DOS RESULTADOS DA ENQUETE



Data: 31 de Maio
Local: Escola
Atividades: Levantamento dos resultados da enquete e conclusão dos resultados dessa atividade.
Ficamos contentes com os resultados, assim podemos avaliar melhor como será nossas próximas atividades. Temos pelo menos ideia do nível de informação de nossa comunidade escolar, sabemos que não podemos nos deter somente a esses dados, mas os resultados serão sim considerados e comentados. O nosso objetivo seguinte será através de uma apresentação e exposição divulgar e informar a respeito das características e a beleza que o Bioma Caatinga apresenta.
RESULTADOS DA ENQUETE
Uma das atividades do projeto foi a realização de uma enquete, onde dez questões postadas no blog da escola foram respondidas principalmente por alunos da escola. Nesta perguntamos. Qual seria o único bioma exclusivamente brasileiro e obtivemos:
  1.   Cerrado (3%)
  2.   Caatinga (81%)
  3.   Pantanal (3%)
  4.   Amazônia (12%)
2. Percebemos que a grande maioria respondeu a opção correta, porém ver que é necessário uma maior divulgação de informações sobre nosso bioma.
Perguntamos qual seria o clima do Bioma Caatinga: Observamos que a maioria respondeu corretamente.
  1.   Equatorial
  2.   Subtropical
  3.   Tropical (13%)
  4.   Semi-árido (87%)
3. Citamos alguns nomes populares de plantas, onde entre as quais uma delas não seria predominante desse Bioma, os entrevistados responderam com uma margem de erro bem maior vejamos os exemplos citados. É sabido que devemos divulgar melhor nossa biodiversidade.
Ipê  4 (12%)
Vitória régia  22 (70%)
Juazeiro 1 (3%)
Pau branco  4 (12%)


4. Outra pergunta semelhante a anterior foi identificar o nome científico do mandacaru encontrado somente no Brasil, dos votantes somente 56% responderam corretamente, claro que são perguntas técnicas, porém avaliamos também a curiosidade de cada participante em pesquisar e leitura.


5. Em uma das perguntas citamos 4 estados brasileiros onde entre eles um não apresenta o bioma Caatinga e obtivemos que 82(%) responderam corretamente.


6. Foi perguntado a denominação de plantas xerófitas?
E observamos que foi umas das perguntas onde a maioria respondeu incorretamente obtendo um total de apenas 32% de acertos. Isso de alguma forma ainda é preocupante o pouco conhecimento que a população em especial a comunidade escolar apresenta a respeito do Bioma onde reside. Ações devem ser feitas como exposições na escola de fotografias e informações sobre o assuntos em questão. Como proposta de trabalho iremos realizar uma exposição a sobre o Bioma Caatinga de forma dinâmica e informativa.


32% Plantas que acabaram desenvolvendo mecanismos para sobreviverem em um ambiente com poucas chuvas e baixa umidade.
41% Plantas que só sobrevivem com uma maior disponibilidade de água.
6% Árvores possuem folhas grandes e largas.
19% Formação vegetal com (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas) e vivem em solo pobre oxigênio.

7. A pergunta da enquete também direcionada a questões gerais sobre biodiversidade, e que requer do aluno conhecimentos atualizados em como atualidade.
Perguntamos aos alunos a ave que vive na Caatinga com maior risco de extinção e obtemos os seguintes resultados, neste questionamento obtemos 71% de respostas correta.
71% Ararinha-azul
3% Tatu peba
3% Asa branca
21% Sapo cururu


08. Foi perguntado qual o significado do nome do Bioma Caatinga, em Tupi?
26% Mata verde
56% Mata Branca.
3% Mata densa
13% Mata extensa


9. A última pergunta da enquete também direcionada a questões gerais sobre biodiversidade, e que requer do aluno conhecimentos atualizados como atualidade e informações técnicas ligadas a ecologia. Perguntamos:


10. É um pombo migratório e habita diversos ambientes, seu número esta aumentando nas grandes cidades como São Paulo. Recebeu esse nome por causa da faixa branca na asa que aparece quando esta voando. É um dos maiores pombos silvestres brasileiros, homenageada em composições de Luiz Gonzaga.
7% Tetéu
11% Galo campina
73% Asa branca
7% Sabiá








Nenhum comentário:

Postar um comentário