sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O MANDACARU (Cereus jamacaru)

O mandacaru (Cereus jamacaru), também conhecido como cardeiro,[1] é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.
Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.
As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30cm de comprimento. Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga, como a gralha-cancã e o periquito-da-caatinga


Fonte// http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandacaru


PAU BRANCO



1 - NOMENCLATURA
Nome cientifico: Auxemma oncocalyx (Allemão) Taub
Família: Boraginaceae
Sinônimo: Cordia oncocalyx Fr. All..
Nomes Populares: pau-branco do sertão e pau-branco-preto devido à coloração branca de suas flores (Lorenzi 1998; Maia 2004, Silveira 2002; Silveira et al. 2005).
               
JJ

RESERVA BIOMA CAATINGA - FAZENDA NÃO ME DEIXES - QUIXADÁ - CE


O ANTES E O DEPOIS DAS ESTAÇÕES  INVERNO-VERÃO.